A Silvana Vieira é a fundadora da Agência Lar Brasil, mas também é inspiração quando o assunto é empreendedorismo, audácia e boas doses de resiliência.
E como poucas coisas podem ser mais motivadoras do que uma história real, vale a pena conferir como tudo começou.
Ela é psicóloga especializada em terapia de família e começou a empreender buscando capacitar empregadas domésticas e babás, vendo uma oportunidade na PEC 66/2012 (conhecida como PEC da doméstica) que entrava em vigor.
No entanto, as colaboradoras não entendiam a importância da capacitação e os empregadores não estavam dispostos a investir na profissionalização do trabalho de domésticas e babás.
Mas foi exatamente ao longo desse processo desgastante que ela identificou um nicho de negócios que, de fato, transformaria a sua jornada. A contratação de cuidadores de idosos era uma demanda não atendida! Existia a oportunidade de atuação tanto no âmbito dos cuidados diários para idosos quanto no gerenciamento da vida dos dependentes.
“Conhecendo as necessidades das famílias e investigando um pouco mais esse universo, entendi que meu diferencial estava em oferecer gerenciamento completo e um atendimento próximo, personalizado. Tudo para que a família não precisasse se preocupar em contratar diversos profissionais, gerenciar questões trabalhistas ou administrar faltas e eventualidades”, conta Silvana.
E foi aí que nasceu, como Silvana gosta de chamar, o seu primeiro filho: a Agência Lar. Ela investiu na profissionalização dos cuidadores, organizou métodos de trabalho e desenvolveu critérios de avaliação e monitoramento para os serviços prestados, já que ainda não existe uma profissão regulamentada de cuidadores de pessoas.
Com a evolução no negócio, a Agência Lar se tornou uma ampla rede de cuidados, com produtos exclusivos e diferenciados, como o Aplicativo da Agência Lar e o Serviço de Gerência Domiciliar, no qual uma equipe especializada gerencia toda a rotina da casa e dos cuidados necessários. Desde compras, medicamentos, agenda de consultas, médicos, enfermeiros e curativos, até a prestação de contas e recrutamento de colaboradores.
Ainda nesse processo, também surgiu a Eu Cuido, uma escola de cuidadores voltada para a qualificação de profissionais que já exercem a função, familiares que cuidam de parentes ou enfermeiros que desejam aprofundar conhecimentos no cuidado ao idoso. O curso chegou a ter aulas presenciais, mas agora está em sua melhor versão: aulas virtuais que permitem ao aluno estudar onde estiver, livre de barreiras geográficas e até da pressão do tempo, já que ele pode assistir ao curso no horário que melhor se encaixar em sua rotina.
E essa trajetória não encerra por aí! A Agência Lar já tem franquias em quatro estados brasileiros, além de várias outras unidades em negociação.
“A ideia não é só vender mais uma unidade, sabe? O nosso projeto tem por objetivo “pegar na mão” de cada um dos nossos franqueados e oferecer todo o apoio necessário para que ele também se consolide e possamos crescer juntos. Por isso, investimos em treinamento diferenciado e um suporte que vai muito além das exigências legais”, explica Silvana.
Talvez esse seja o segredo do sucesso! No primeiro mês que anunciou a expansão, em Março deste ano, já teve 2 unidades vendidas, Rio e Brasília, e até o final desta matéria estava implementando João Pessoa e analisando candidatos em Jundiaí, Vila Velha e Recife.
Comentários